top of page

🥇 Estes são os insetos mais venenosos do Brasil

Atualizado: 25 de out. de 2023




Essas criaturas surgiram há milhões de anos e apresentam uma diversidade notável em termos de tamanhos, formatos e colorações. Elas habitam tanto ambientes aquáticos quanto terrestres, e algumas são até capazes de sobreviver a temperaturas extremamente baixas. Existem milhares de espécies desses seres no mundo, com a maioria delas sendo encontrada em ambientes terrestres. Notavelmente, algumas dessas criaturas são as únicas entre os invertebrados que têm a habilidade de voar. Estamos falando dos "insetos".


É crucial adquirir conhecimento sobre essas criaturas, uma vez que algumas delas representam ameaças tanto para os seres humanos quanto para os animais. Assim, podemos agir com precaução e responsabilidade em relação à natureza e ao ecossistema. O Perito Animal apresenta um artigo detalhando os insetos mais venenosos no Brasil.


Artrópodes


Os artrópodes, animais com corpos invertebrados e articulados, abrigam uma variedade de espécies, e entre elas, os insetos mais notórios incluem moscas, mosquitos, vespas, abelhas, formigas, borboletas, libélulas, joaninhas, cigarras, baratas, cupins, gafanhotos, grilos, traças, besouros e muitos outros. Algumas das espécies invertebradas mencionadas estão entre os insetos mais perigosos do planeta. Todos os insetos compartilham a estrutura corporal básica, com cabeça, tórax, abdômen, um par de antenas e três pares de patas, embora nem todos possuam asas.


Insetos mais venenosos no Brasil


No Brasil, alguns dos insetos mais perigosos são conhecidos do público, mas nem todos têm conhecimento sobre quais espécies são mais nocivas para humanos e animais. Esta lista inclui as formigas lava-pés, as abelhas Apis mellifera, o Triatoma infestans, comumente chamado de barbeiro, e os mosquitos.


Mosquitos


Surpreendentemente, os mosquitos são os insetos mais perigosos não apenas no Brasil, mas também em todo o mundo. Eles atuam como vetores de doenças e proliferam rapidamente. Alguns dos mosquitos mais conhecidos incluem o Aedes aegypti, Anopheles spp. e o Mosquito Palha (Lutzomyia longipalpis). O Aedes aegypti é responsável por transmitir doenças como dengue, chikungunya e febre amarela. Importante lembrar que, em áreas florestais, a febre amarela pode ser transmitida também pela espécie Haemagogus spp.


O Anopheles spp. é o vetor da malária e da elefantíase (filariose) e é popularmente conhecido no Brasil como mosquito-prego. Muitas dessas doenças se tornaram epidemias globais, e esforços contínuos são feitos para combater sua disseminação.


O Lutzomyia Longipalpis, popularmente conhecido como Mosquito Palha, é responsável por transmitir a leishmaniose visceral canina, que também é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida a seres humanos e outros animais, além de cães.


Formiga lava-Pés


Existem no Brasil mais de 2.500 espécies de formigas, e entre elas, a Solenopsis saevissima, conhecida como formiga lava-pés, recebe o apelido de "formiga de fogo" devido à sensação de queimadura que suas picadas causam. Esses insetos são considerados pragas urbanas, causando danos na agricultura e representando riscos para a saúde de animais e humanos. As formigas lava-pés costumam construir seus ninhos em locais como gramados, jardins, quintais e até dentro de caixas de fiação elétrica. Seu veneno pode ser fatal para pessoas alérgicas, causando infecções secundárias, vômitos e choque anafilático, entre outros sintomas.


Abelha Assassina


A abelha africanizada, também chamada de abelha assassina, é uma subespécie de Apis mellifera, resultante do cruzamento de abelhas africanas com abelhas europeias e italianas. Conhecidas por sua agressividade, são mais defensivas do que qualquer outra espécie de abelha. Quando se sentem ameaçadas, atacam e podem perseguir uma pessoa por mais de 400 metros, picando repetidamente, o que levou à morte de diversas pessoas e animais.


Barbeiro


O Triatoma infestans, chamado de Barbeiro no Brasil, é comum em alguns países da América do Sul e geralmente habita em casas, principalmente as de madeira. A maior ameaça desse inseto é sua capacidade de transmitir a doença de Chagas. Assim como os mosquitos, o barbeiro é hematófago, alimentando-se de sangue. Tem uma vida longa, vivendo de um a dois anos, é noturno e costuma atacar suas vítimas enquanto estão dormindo. A doença de Chagas é uma infecção parasitária que afeta o sistema cardiovascular, e seus sintomas podem levar anos para se manifestar; se não tratada, pode ser fatal.


Insetos mais venenosos do mundo


A lista dos insetos mais venenosos do mundo inclui três espécies de formigas, mosquitos, abelhas, vespas, moscas e o barbeiro. Alguns desses insetos perigosos são encontrados no Brasil, conforme mencionado anteriormente. A formiga da espécie Paraponera clavata, chamada de formiga cabo verde, impressiona devido ao tamanho gigante, chegando a medir 25 milímetros, e sua picada é considerada a mais dolorosa do mundo. A formiga lava-pés, mencionada anteriormente, e a formiga Dorylus wilverthi, conhecida como formiga-motorista, originária da África, vivem em colônias com milhões de membros, sendo a maior formiga do mundo, atingindo até cinco centímetros.


Os mosquitos, como já mencionado, estão no topo da lista devido à sua presença em grande quantidade e distribuição global. São hematófagos, alimentando-se de sangue, e

embora um mosquito possa infectar apenas uma pessoa, sua reprodução numerosa permite que carreguem várias doenças e infectem muitas pessoas.


A vespa gigante asiática, também conhecida como vespa mandarina, é temida tanto por seres humanos quanto por abelhas. Esse inseto é um predador de abelhas e pode dizimar uma colmeia em questão de horas. Nativa do leste asiático, também é encontrada em regiões tropicais. A picada da vespa mandarina pode levar à insuficiência renal e até mesmo à morte.


Além dos insetos mencionados, as abelhas assassinas e o barbeiro também fazem parte da lista dos insetos mais venenosos do mundo, conforme já discutido. Existem outros insetos que não figuram na lista, alguns devido à falta de estudos e outros por serem desconhecidos pelos seres humanos.


Insetos urbanos mais perigosos


Dentre os insetos mencionados, todos podem ser encontrados em ambientes urbanos, mas os mosquitos e as formigas são os mais perigosos e, muitas vezes, passam despercebidos. No caso dos mosquitos, é crucial adotar medidas preventivas, como evitar o acúmulo de água, vacinação e outros cuidados domiciliares.


Insetos mais perigosos na Amazônia


Na Amazônia, os mosquitos continuam sendo os insetos mais perigosos devido ao clima úmido que favorece sua proliferação. Dados de instituições de vigilância sanitária revelam que a região registrou mais de dois mil casos de malária em 2017.


Insetos mais perigosos para os seres humanos


Todos os insetos citados representam ameaças e podem ser mortais, dependendo da intensidade do ataque e da falta de tratamento para doenças transmitidas. Portanto, todos esses invertebrados são prejudiciais, tanto para animais quanto para seres humanos, mas é preciso ter especial atenção a abelhas e mosquitos.



Livre-se das Pragas

Para proteger você e a sua família é só contar com a ECOMAXI! Somos uma empresa especializada em dedetização rj de diversas pragas urbanas, como aranhas, ratos, cupins, entre outras. Utilizamos métodos eficazes e produtos modernos para combater as pragas, além de profissionais especialistas no assunto. Entre em contato conosco e saiba como poderemos defender seu patrimônio das terriveis centopéias.



Links úteis:



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page